sábado, 1 de outubro de 2011

Blogando por aí - um breve relato


Pesquisando sobre EaD fiz leituras e verifiquei debates em vários blogs. Destaco o http://blogosferamarli.blogspot.com/
Acesso: http://blogosferamarli.blogspot.com/2010/08/educacao-no-seculo-xxi.html#links
que traz a Educação no Século XXI, onde argumento que a EaD entra nesse panorama do século XXI com muitas possibilidades, realidade, promessas, ressalvas, desconfianças, recusas...
Temos que ter como ponto de vista, a clareza sobre o referencial que guia e interpreta para trazer de sua experiência a melhor essência do ato de ensinar.

Outro muito interessante é o http://professordigital.wordpress.com/
Acesso: http://professordigital.wordpress.com/2011/08/20/novos-paradigmas-de-sala-de-aula/#comment-888 onde trata dos Novos paradigmas de sala de aula: cinco mandamentos para uma transição feliz, onde pontuo que o conteúdo é "tudo" quando falamos principalmente sobre EaD, pois, ele é o contato, a interface, o tom que media um blog, um AVA, um site.
Sua construção deve levar em consideração os ítens básicos de planejamento que todo o professor vivencia em seu processo de formação e que permeia toda a sua prática.

Tais reflexões nos levam a aprender e repensar sobre nossas convicções e acreditar que a EaD, é uma alternativa para o nosso papel docente, mas, que não se faz sozinha, nem se constitue seu papel como uma verdade absoluta.
É permitido mudar, evoluir, pois, assim como a EaD, deixou o modelo dos cursos por correspondências encaminhadas via correio, dependendo de fatores de tempo e espaço bem mais complicados para fazer a interlocução entre aluno, conteúdo e professor. Assumindo hoje um modelo interativo, sem delongas, com muito mais aplicatividade. Temos que constantemente fazer um feedback dos caminhos que trilhamos para visualizar os próximos que poderemos seguir.

6 comentários:

  1. http://professordigital.wordpress.com/
    gostei muito de pasear pelos blogs especialmente saber sobre novos cursos da EAD.
    ASS:LUZIA DE NAZARE COIMBRA DA MATA

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  2. São importantes os pontos positivos e negativos que o autor nos coloca a respeito da internet, ser professores-educadores com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da aprendizagem. Pessoas abertas, sensíveis, humanas, que valorizem mais a busca que o resultado pronto.
    http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm
    Vanderleia Rocha Riquelme

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  3. gostei muito de ler sobre o uso das novas tecnologias educacionais na sala de aula.isso contribui muito para o crescimento e amadurecimento do pais.http://blogosferamarli.blogspot.com/
    Izete da Silva Martiniano Camposano

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  4. Avaliação em EAD

    A avaliação em EAD busca respeitar o modo e o tempo do aluno respeita suas necessidades utiliza vários recursos e evidencia seus direitos deste modo o ritmo e o estilo individual de aprendizagem de cada aluno.
    Atendendo à diversidade, de modo a possibilitar a igualdade de oportunidades de aprendizagem a todo o aluno, independentemente da sua proveniência sócio-cultural.
    A avaliação utilizada como instrumento de reflexão para uma constante tomada de decisão, buscando superar a fragmentação do fazer pedagógico, é encarada como um processo contínuo, partindo da auto-avaliação do aluno enquanto reflexão do educando tomada de consciência individual sobre aprendizagem e condutas.
    Atravessando a avaliação formativa, onde o erro é encarado com ponto de partida para um novo ciclo de aprendizagem, num processo permeado pela permanente atenção à avaliação qualitativa e quantitativa da interação coletiva que permeia todo o processo de ensino e aprendizagem.
    A avaliação em educação a distância engloba também a vertente institucional nas suas dinâmicas internas e externas. Caracterizada pela continuidade e variedade de instrumentos aplicados, os dados coletados facilitarão a retificação e redirecionamento das estruturas organizativas e pedagógicas.
    A avaliação institucional interna é imediata. A externa se processa a médio e curto prazo atendendo entre outros aspetos:
    “- ao desempenho profissional dos egressos em face dos perfis de recrutamento, condições de mercado de trabalho, capacidade de adaptação no emprego e de ascensão na carreira;
    - ao potencial de utilização dos recursos disponíveis e à capacidade de integração e interação da instituição com as necessidades de desenvolvimento local ou regional;
    - “a outras dimensões de qualidade e de desempenho que venham a ser consideradas” (Niskier,1999: 70).

    Avaliar e será sempre, um processo responsável de construir sucessos que, em educação em geral e, particularmente, na educação a distância, significam qualidade de ensino.
    Acadêmica: Luzia de Nazaré Coimbra

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  5. ´ Querida professora não consegui postar no outro endereço por isso postei no blog mesmo beijo Luzia Nazaré

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  6. ATV Prof.ª Michele
    IZETE DA SILVA MARTINIANO CAMPOZANO

    AULA A DISTÂNCIA E PRESENCIAL

    As sessões presenciais em um curso a distância possuem importância especial; são preparadas para potencializar as contribuições da comunicação direta, transcorrendo sob a orientação de um formador, previamente preparado, para torná-las grandes momentos de ensino e aprendizagem, no qual todos ensinam e todos aprendem.
    Cabe destacarmos, todavia, que as atividades o estudo a distância também são parte impor¬tante dessa estratégia; implicam, igualmente, planejamento cuidadoso, que crie para o aluno o estímulo e a oportunidade para desenvolver autonomia e disciplina de estudo, bem como habilidade de usar formas de interação mediadas por recursos tecnológicos diversos, para comunicar-se a distância com o professor e os colegas
    Como pode concluir, realizar um curso semipresencial ou até mesmo inteiramen¬te a distância é uma experiência desafiadora que não significa abandono do aluno. A “presencial idade” se garantirá por meio de muitos encontros, virtuais ou presenciais, pla-nejados de modo a garantir o sucesso do curso. Possibilitar ao estudante grande flexibilidade de organização de suas ati¬vidades, permitindo-lhe escolher como, quanto e quando estudar, exceto quando é convocado a comparecer às sessões presenciai ,fornerecer material pedagógico especificamente elaborado para o curso, que procura aliar permanentemente teoria e prática. Proporciona a integração tecnologia/currículo, permitindo que o conteúdo seja assimilado ao mesmo tempo em que o aluno se apropria da tecnologia em pauta e das lingua¬gens que ela implica.
    O processo de formação do sujeito, ao longo de toda a vida, buscando a auto-realização, a compreensão do mundo físico e social e, principalmente, a participação cidadã, para a transformação do meio social. “Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver”, em um ambiente instável e heterogêneo em que não se consegue prever resultado
    Assim, a aprendizagem envolve acesso a diferentes meios de informação e comunica-ção, atividade do aluno na produção do conhecimento, interatividade, cooperação, au-toconhecimento e diferentes tipos de integração: cidadão/grupo social; teoria/prática; e conhecimento prévio/novo, pessoal/profissional. Nessa perspectiva, é essencial que se repensem as funções docentes.
    As funções do professor resumem-se, tradicionalmente, no que poderíamos chamar de organização e apresentação do mapa temático, que compreendem: (a) definição de objetivos de aprendizagem; (b) recorte de temas e subitens do conteúdo a ser tratado; (c) indicação de relações parte/parte e parte/todo; (d) sensibilização dos alunos; (e) apre-sentação de questões e comentários de respostas; (e) avaliação e indicação de caminhos para ampliação do conhecimento . Mesmo aqueles que já vivenciaram essa modalidade de ensino podem não ter total domínios de habilidades e estratégias para superar os desafios colocados pelo estudo a distância, mas não se preocupe, pois o seu formador vai auxiliá-lo organizando situações que o ajudem a “aprender a estudar a distância”. O profissional da educação se torne capaz de criar e recriar a prática, de experimentar, propor e tomar distância crítica para reflexão e avaliação de seu desempenho. A avaliação é, pois, concebida como integrante dos processos de ensino e de aprendizagem, compreendendo um percurso de acompanhamento formativo e um momento de balanço, que conclui cada unidade e, simultaneamente.
    Avaliação presencial
    No último encontro presencial, serão avaliados: o curso em sua totalidade, os materiais de aprendizagem, a atuação do formador, o seu crescimento e aproveitamento e as condições materiais de realização dos trabalhos. Esse balanço final deve refletir, eviden-temente, o processo de avaliação formativa desenvolvida ao longo do c

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